Notícias
banners-1

TOMADA DE POSSE AGOSTO DE 2021

a

 

b

 

c

 

d

 

f

 

 

 

 

 

 

 

TOMADA DE POSSE
AGOSTO DE 2021

 

Tomada de posse da Diretora do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga para o quadriénio 2021/2025.

 

Dando cumprimento ao n.º 1 do artigo 24.º do Decreto-Lei número 75/2008, de 22 de abril, com a redação dada pelo Decreto-Lei número 137/2012, de 2 de julho, torna-se público que, em sessão do Conselho Geral aberta a apenas alguns convidados, devido à situação pandémica que se vive atualmente, decorrida no dia 2 de agosto de 2021, tomou posse a professora Teresa Alexandra Rodrigues Olaio, como Diretora do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga para o quadriénio 2021/2025.

 

 

Excelentíssima Senhora Presidente do Conselho Geral

Excelentíssimos membros do Conselho Geral

Excelentíssimo Senhores e Senhoras

Caros colegas de direção

Muito obrigado a todos pela Vossa presença.

Antes de mais, mostro um grande sentimento de pena por estarmos tão poucos, mas a situação que vivemos a isso obriga, e como tal, temos que manter o distanciamento social. Espero que quando regressarmos em Setembro, a situação já seja propícia a que todos possamos estar juntos, mesmo que ainda seja de máscara.

Nesta minha primeira intervenção como diretora, mais do que anunciar medidas ou divulgar propostas, gostaria de revelar estar consciente do conjunto de exigências inerentes ao exercício do cargo.

Quero ainda, e não posso começar sem antes fazer um justo e merecido agradecimento ao Sr. professor Vítor Martins, cujo trabalho desenvolvido é, indubitavelmente, por todos valorizado e profundamente reconhecido.

Estou consciente das responsabilidades e das dificuldades, mas este é um desafio para o qual vos convido também.

Antes de ser diretora, sou professora, sou colega, sou mulher, sou mãe que aqui deposita o seu esforço, o seu carinho e a sua vontade de contribuir para uma escola com identidade, que marque a sua presença na sociedade de hoje e que seja reconhecida e valorizada.

Acredito que a educação deve funcionar como “elevador social” para todos alunos e, em particular, para aqueles inseridos num contexto socioeconómico mais desfavorecido; acredito que a qualidade, a exigência e o rigor não são um exclusivo só dos agrupamentos que têm sucesso escolar, mas de todos os agrupamentos; acredito que a capacidade de qualquer agrupamento em manter e atrair alunos com sucesso escolar, só se dá, quando está presente uma qualidade organizacional que inspire confiança à comunidade educativa; acredito, que todos os pais ou encarregados de educação querem acompanhar o percurso escolar dos seus filhos, por isso sabem que têm de trabalhar com o agrupamento para o sucesso educativo deles e por outro lado, este, tem de estar atento para envolver os pais ou encarregados de educação no processo ensino aprendizagem dos seus educandos.

Conto, com todos, para realizarmos aquilo em que acredito. No exercício do cargo de Diretora estarão sempre presentes os princípios da legalidade, da transparência, da equidade e da imparcialidade. Além disso, atenderei às especificidades do Agrupamento de Escolas de VV e procurarei melhorar a sua qualidade organizacional, trabalhando para gerar os consensos possíveis e estarei presente, estarei sempre presente na vida do agrupamento.

A execução do meu projeto de intervenção pressupõe uma equipa diretiva que comungue das ideias que ele contém e o implemente. Estou imensamente grata, aos elementos da equipa da direção, pela disponibilidade encontrada para trabalharmos em prol do sucesso educativo do Agrupamento de Escolas de VV.

Nestes pressupostos, sistematizo a minha ideologia de Escola como um Atrium, considerando a interação entre rotinas (componente curricular), projetos (componente extracurricular), departamentos e outros meios existentes de extrema importância para a Educação. Pretendo uma escola de pessoas, com e para as pessoas. Por tudo o que até agora foi aqui dito, é indispensável que, enquanto unidade organizacional sistémica, o Agrupamento de Escolas de VV seja uma instituição aberta, uma organização de qualidade, uma organização aprendente, capaz de refletir sobre a sua ação, de agilizar os procedimentos e de responder positivamente às necessidades e expetativas de todos: alunos em primeiro lugar; professores e funcionários; pais e encarregados de educação e todos os agentes sociais implicados e interessados no ato educativo e formativo da escola.

Sra. Presidente do Conselho Geral, minhas senhoras e meus senhores, poderão estar certos, da minha vontade inequívoca de contribuir de forma empenhada, séria, rigorosa e solidária, para a sustentabilidade e sucesso do Agrupamento de Escolas de VV, bem como para a afirmação deste no seio da comunidade. Para o efeito, conto com a vossa colaboração.

Muito obrigado a todos.

Teresa Alexandra Rodrigues Olaio

 

pdfProjeto de Intervenção 2021 atual

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box