Notícias
banners-1

Canguru Matemático sem Fronteiras 2019, em Valongo do Vouga…

1

 

2

 

No dia 21 de março, 65 alunos da Escola Básica de Valongo do Vouga, 39 do segundo ciclo e 26 do terceiro ciclo, participaram no concurso "Canguru Matemático", nas categorias, Escolar (5.º e 6.º anos de escolaridade), Benjamim (7.º e 8.º anos de escolaridade) e Cadete (9.º ano de escolaridade). A prova consiste num questionário de escolha múltipla de várias questões de dificuldade crescente.
A organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras é da competência da Associação Canguru sem Fronteiras. Esta associação, de carácter internacional, reúne personalidades do mundo da matemática de 55 países. O seu objetivo é estimular e motivar o maior número possível de alunos para a Matemática. Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática. Na nossa escola, a atividade foi dinamizada pelo Departamento Curricular de Matemática e Ciências Experimentais.
O Concurso contribui para a popularização e promoção da Matemática nos jovens e tem como objetivos estimular o gosto e o estudo pela Matemática, atrair os alunos que têm receio da Matemática, permitindo que estes descubram o lado lúdico da disciplina, tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.
O Canguru Matemático consiste numa única prova, que decorre no mesmo dia em todos os países participantes. Não existe nenhuma seleção prévia, nem existe uma prova final.
Foi uma tarde diferente e bastante agradável, destaca-se o envolvimento dos alunos participantes.
Todos os alunos estão de parabéns!

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box