Notícias
banners-1

Mensagem aos alunos

escola

pdfMensagem aos alunos

 

Arrancada do Vouga, escola sede do nosso agrupamento, 30 de março de 2020
Queridos alunos:
Começo por vos dizer que gostava de não ter que vos escrever esta carta, pois era sinal de que não tínhamos para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (assim chamado por ter a forma de coroa, corona, em latim). Como temos que o enfrentar, como vamos vencer esta guerra e me é impossível falar com cada um de vós, pessoalmente, como gostaria, resolvi escrever-vos esta mensagem.
Quero dizer, como diretor do nosso agrupamento, que as escolas vazias, as escolas sem vocês, não têm piada nenhuma. Quero dizer-vos que temos muitas saudades vossas. Quero dizer-vos que queremos continuar a ser vossos professores. Quero dizer-vos que nos faz falta o vosso sorriso, as vossas perguntas, a vossa curiosidade, a vossa irrequietude. Quero dizer-vos que me faz falta não vos ver todas as semanas na cantina, ainda que sem comer a sopa ou a salada, como deviam. Quero dizer-vos que quero continuar a contar-vos a história da águia e da galinha (e outras). Quero dizer-vos que os professores e assistentes se queixam da vossa falta. Quero dizer-vos que vocês estão no nosso coração!
Então, como vamos fazer para voltarmos à escola? Temos, todos, que lutar para eliminar o maldito vírus, primeiro defendendo a (vossa) saúde:
- cumprindo as medidas diárias de prevenção da saúde;
- ficando em casa para não ser infetado, fazendo vigilância permanente dos sintomas;
- não indo a centros comerciais, discotecas ou outros locais com muita gente;
- cumprindo sempre uma distância de segurança com aqueles com quem convivemos;
- não beijando ou não abraçando, pois, muito próximos, podemos transmitir o vírus;
- lavando frequentemente as mãos, com água e sabão ou gel desinfetante, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
- usando lenços de papel (de utilização única) para se assoar, deitando-os depois num caixote do lixo e lavando as mãos de seguida;
- tossindo ou espirrando para o braço com o cotovelo fletido e não para as mãos;
- evitando tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos (podem estar contaminadas com secreções respiratórias).
Depois, não vamos deixar que o maldito vírus nos vença e nos transforme em ignorantes. Por isso, mesmo em casa (se o governo decidir que ainda não é seguro voltarmos à escola), depois da Páscoa, vamos aprender, vamos ler, vamos estudar, vamos jogar. Seja de que modo for, pela net, pelo teams, por videoconferência, pelo WhatsApp, pelo telefone, pelos livros/manuais, vamos fazer os exercícios que os professores indicarem. Estamos, agora, a fazer as reuniões de avaliação do 2º período e a preparar os trabalhos para vos apoiar no 3º. É preciso que estudes mais, por forma a conseguir ter boas notas e a ser aprovado no 3º período. Pede ajuda aos teus professores e, mesmo sem PC ou net, lê e estuda pelos manuais, sublinhando as tuas dúvidas. Com a orientação dos teus pais e professores, cria uma agenda diária, com um horário que deve incluir o estudo, a leitura, os exercícios, os jogos, ouvir rádio para vocês (Zig-Zag, por exemplo) e ver televisão (por exemplo, o canal 2). E, com os teus familiares, fazer desta vez uma Páscoa cuidadosa, evitando os perigos do contágio pelo vírus. E peço-vos paciência, pois esta batalha vai ser longa, demorada, mas vamos vencê-la e cá estaremos para vos receber! Sereis também os heróis nesta história.


Conto convosco! Vai ficar tudo bem!


Um grande abraço (virtual) do vosso diretor,
Vítor Manuel Tavares Martins

 

 

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box