Notícias
banners-1

Mensagem do Diretor - 2018/19

VALONGO DO VOUGA 2018/2019 – RENOVAR E/PARA CRESCER COM QUALIDADE!

 

IMG 7968

O NOSSO COMPROMISSO COM OS ALUNOS E FAMÍLIAS DESTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS É:

 

- TRABALHAR EM PROL DOS NOSSOS ALUNOS, NA LÓGICA DA PROMOÇÃO DE UMA FORMAÇÃO PESSOAL E HUMANISTA, DO SUCESSO EDUCATIVO E DA DIMENSÃO CÍVICA E SOCIAL: a escola deve funcionar como elevador ético, cultural e social.

- RECEBER E INTEGRAR BEM OS NOSSOS ALUNOS: agrupamento preocupado com todos, recebe e apoia todos os alunos, independentemente de origem social, estatuto socioeconómico, necessidades educativas especiais ou qualquer outra condição. E, sem exceções, com transporte público para todos (Câmara Municipal).

- MELHORAR A TRANSIÇÃO ENTRE CICLOS: anossa experiência em vez dos experimentalismos.

- PERANTE A INCERTEZA E A IMEDIATEZ DIÁRIAS, TEIMAR NAS CERTEZAS POSSÍVEIS – sempre em mudança e com menos previsibilidadade do que antes, entre as visões parcelares e as informações falsas, continuar a trabalhar para que a nova geração, que tem um enorme potencial, seja bem (in)formada.

- RODEADOS PELA TECNOLOGIA E PELA HIPERESTIMULAÇÃO, SOBRETUDO NAS CRIANÇAS, POCURAMOS O NECESSÀRIO EQUILÍBRIO ENTRE “O SEMPRE LIGADO” (QUE DESCONECTA AS PESSOAS DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO) E O USO ENRIQUECEDOR DAS TECNOLOGIAS.

- CONTINUAR A SER UMA ESCOLA QUE (SE) PENSA – Ver no tempo dedicado a pensar, a refletir, a monitorizar, uma necessidade, uma premência, entre o silêncio que harmoniza e a crítica que provoca ação.

- AJUSTAR, DIVERSIFICAR, FLEXIBILIZAR as matrizes curriculares, as estratégias de ensino-aprendizagem e os critérios e instrumentos de avaliação. Enfoque central na avaliação formativa.

- PROCURAR incessantemente a MOTIVAÇAO, o sentido crítico e a criatiVIDAde. Temos que procurar pequenas soluções, concretas, passo a passo, a reinvenção calculada das práticas. E dar musculação aos bons projetos.

- APRIMORAR RESULTADOS E METAS, com muito orgulho como Agrupamento TEIP, mantendo a trajetória de melhoria de resultados e de aumento do número de alunos.

- MANTER E MELHORAR HISTÓRICO DE INCLUSÃO - Escolas com ambiente familiar, profissionais com qualificações variadas, especializadas (professores, psicóloga, mediadora/técnica superior de serviço social), diferentes modalidades de apoio educativo-pedagógico, projetos para uma sã competitividade (prémios de mérito, caderneta de cromos, concursos de leitura, de matemática).

- LUTAR PELA/PARA A PERSONALIZAÇÃO, pois o agrupamento tem, em geral, turmas pequenas (nº2 do artº 19º e com o nº2 do artº 20º do Despacho Normativo nº1-B/2017, de 17 de abril) - redução de alunos por turma (Agrupamentos TEIP).

- APOSTAR NUMA FORMAÇÃO HOLÍSTICA, com saberes e valores - Projetos com excelentes resultados no desporto, na ecologia (eco-agrupamento), na ciência (Ciência nas Escolas), na saúde e nas artes; continuaremos a reforçar a defesa de valores como a solidariedade, o humanismo, a igualdade e a paz e a visão de que vale mais “cabeças bem pensantes do que cabeças cheias.”

- USUFRUIR E PRESERVAR as condições físicas daescola-sede e de três centros escolares novos (Arrancada do Vouga, Macinhata do Vouga do Vouga e Trofa), as quais incluem, entre outras, infraestruturas como um campos de ténis e um campo de mini-golfe.

- COMUNICAR de forma franca, num ambiente familiar e personalizado, procurando que cada aluno goste de ir à escola e lá se sinta bem.

 

 

O diretor, Vítor Manuel T. Martins

 


OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box