Eventos
banners-1

Olimpíadas de Matemática

olimpiadasNo dia 13 de novembro, realizaram-se as XXXII Olimpíadas de Matemática que, à semelhança dos anos anteriores, foram da iniciativa da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Participaram 60 alunos da EB 2,3 de Valongo do Vouga, distribuídos por três categorias: Pré-Olimpíadas, Categoria Júnior e Categoria A, destinadas, respetivamente, aos alunos dos 5º, 6º e 7º e 8ºe 9º anos de escolaridade.
Estas olimpíadas fazem parte do Plano Anual de Atividades do Departamento Curricular de Matemática e Ciências Experimentais e têm como objetivos fomentar e integrar os alunos em atividades interescolares, desenvolver o gosto pela Matemática e detetar vocações precoces nesta área do saber.
Os professores de matemática congratulam-se com o significativo nível de adesão dos alunos em todas as categorias e com o empenho com que realizaram prova.

Os dinamizadores: António Pereira e Fernanda Marques

Concurso Intermunicipal de Leitura

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALONGO DO VOUGA
1ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura

No dia 6 de dezembro a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga recebeu os alunos apurados para a 1ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura. O evento organizado pela equipa da Biblioteca Escolar, contou com a presença, enquanto elementos do júri: do Diretor do Agrupamento de Escolas, Vítor Martins, da Diretora da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, Helena Marques e a professora bibliotecária da Escola Secundária Adolfo Portela, Maria Helena Pires.
Após um processo de seleção que incluiu uma prova escrita, os alunos selecionados demonstraram os seus dotes de leitura perante uma plateia composta por encarregados de educação, professores e alunos. As provas incidiram sobre a leitura de trechos de duas obras selecionadas: para o primeiro ciclo, O Príncipe Feliz, de Óscar Wilde, para o segundo ciclo Pedro Alecrim, de António Mota e para o terceiro ciclo, O Homem que Plantava Árvores, de Jean Giono.
Destaca-se o empenho de alunos e professores em iniciativas que visam a promoção da leitura e da escrita, não como atos isolados, mas como partilha de emoções, conhecimentos e convívio.
Depoimento de alunos participantes:
“Foi sem dúvida, uma iniciativa que enriqueceu a nossa comunidade escolar em geral e os alunos em particular. A presença de elementos exteriores à escola veio dignificar ainda mais a iniciativa. Boa sorte a todos os participantes, eu incluído, os quais me parecem ser os indicados para representar a escola.”
João Duarte 8º B

“Gostei muito de participar neste concurso. Foi uma boa iniciativa para motivar os alunos a ler mais. Foi bom ler alto para tanta gente. Foi uma daquelas experiências raras que me fizeram sentir uma personagem principal.”
Henrique Fernandes 6ºD

Lista de alunos participantes no concurso
4º ano
Cláudia Almeida (Escola de S. Sebastião/Trofa)
Dinis Santos (Escola de Arrancada do Vouga)
Lara Oliveira (Escola de Arrancada do Vouga)

2º Ciclo
Beatriz Teixeira 6ºA
Henrique Fernandes 6º D
Fábio Alferes 6ºD

3º Ciclo
João Duarte 8ºB
Mariana dos Santos 8ºB
Tiago dos Santos 8ºB

 

Associação de Estudantes 2013-2014

Tomada posse 1Eleições para a Associação de Estudantes na Escola EB2.3 de Valongo do Vouga
 
No dia onze de novembro de dois mil e treze realizaram-se as eleições para a Associação de Estudantes na Escola EB2.3 de Valongo do Vouga.
A coordenar a lista B esteve a aluna Rita Ferreira e a lista M foi representada pela aluna Filipa Gonçalves. O período de campanha eleitoral decorreu dentro da normalidade. 
A lista vencedora foi a lista B com 168 votos, tendo obtido a lista M 73 votos. No ato do escrutínio13 dos votos foram considerados nulos. 
A tomada de posse da atual Associação de Estudantes teve lugar no dia vinte do corrente mês no auditório da escola. O Diretor do Agrupamento, Vítor Martins, iniciou a sessão,  felicitando os elementos da lista ganhadora e agradeceu a presença de todos. De seguida tomaram a palavra, a Presidente da Associação, Rita Ferreira, o Presidente do Conselho Fiscal, Edgar Caravela e a Presidente da Assembleia Geral, Andreia Gonçalves. A Presidente da Associação apresentou o plano de atividades a desenvolver ao longo do ano letivo onde incluiu a colaboração no Gabinete de Apoio ao Aluno e  pediu a ajuda de todos os colegas, professores, Direção da escola, e da Mediadora Sociocultural para levar a cabo os objetivos a que se propuseram. A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Rosa Matos, interveio, felicitando os elementos da lista vencedora e salientou positivamente o facto de os alunos demonstrarem vontade em participar na vida da escola. Convidou a presidente da associação a estar presente na próxima reunião do Conselho Geral para se apresentar aos elementos deste órgão máximo do Agrupamento. No final da tomada de posse os alunos fizeram um pequeno convívio no bar da escola.
 

Feira do Outono

feira outono

Feira do Livro

feira do livro 13

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box